Hoje, voltamos a falar do scrum, a metodologia ágil para projetos que prega agilidade e resultado. Ter agilidade significa, em outras palavras, ser capaz de responder, se adequar, se adaptar, com rapidez, a uma nova situação. Tenho conversado com empresários e esta, a agilidade, talvez seja a principal competência a ser colocada em prática durante este momento de pandemia que estamos vivendo. Dentro do scrum, existem cerimônias. Este, então, é o assunto de hoje.
Foco no resultado
Antes de falar nas cerimônias, quero ressaltar que apesar do scrum ser uma metodologia, um processo, uma certa burocracia, o seu foco está no resultado. Tudo o que fazemos na vida envolve processo e produto. Não adiante o processo ser bom, se o produto, o resultado, é ruim. Isto me faz lembrar do tenista Guga. Depois de uma lesão no quadril, ele realizou 3 cirurgias para tentar continuar jogando. Guga, ironicamente, dizia, que os médicos falavam que as cirurgias foram um sucesso, mas o jogador, dizia: “só se for para os médicos, não pra mim”.
Backlog
O primeiro conceito que quero abordar é o chamado backlog. O que é isso? Simples, é uma lista de intenções, uma lista de coisas que você precisa fazer para concluir seu projeto. Não importa se você organiza isso no papel ou num aplicativo ou numa ferramenta estilo Trello. Importa sim, que esta lista seja priorizada, de baixo pra cima. Ou seja, no topo da lista estão as atividades que você pretende colocar em prática logo. Cada atividade deve poder ser realizada num período que normalmente é uma semana. E mais, esta atividade, uma vez concluída, vai representar aquele incremento que gera valor e principalmente, permite feedback e validação.
Planejamento
Muito bem, definido o backlog, o próximo passo é planejar cada semana, que, como eu disse, representa a menor unidade de tempo suficiente para gerar um valor no projeto. Esta semana é chamada de sprint. E, para cada semana, a questão é: quais atividades do backlog, eu posso realizar nesta semana? Você pode inclusive organizar uma outra listinha a parte, que é normalmente chamada de sprint backlog, que envolve as atividades do backlog geral que você tirou do topo da lista e decidiu colocar em prática na semana, no sprint atual. Isto tudo, portanto, você vai fazer durante o planejamento do sprint que geralmente acontece numa segunda -feira.
Daily meeting
Depois que a semana começa, ou seja, a execução inicia, aparece uma nova cerimônia da metodologia ágil que é conhecida de daily meeting, ou, em outras palavras, a reunião diária. É uma reunião que vai acontecer todo dia, de segunda a sexta, preferencialmente no mesmo horário, e que, não deve demorar mais de 15 minutos. Gosto muito da metáfora do tempo técnico. É uma reunião essencialmente da equipe de desenvolvimento, uma reunião de acompanhamento.
Revisão e retrospectiva
Por fim, antes de encerrar o sprint, aparecem mais 2 outros momentos, duas outras cerimônias da metodologia ágil, que são as reuniões de retrospectiva e de revisão. Muita gente tem dúvida e não sabe diferenciar as duas. É bem simples. Na revisão, o foco é o produto enquanto na retrospectiva, o foco é o processo. Em outras palavras, na revisão, a pergunta é: atingimos o que nos propusemos a atingir? Na retrospectiva, a pergunta é: fizemos isso da melhor maneira possível, usando as técnicas e abordagens de organização adequadas?
Metodologia ágil
Então, lembre: organize um backlog, planeje seu sprint, faça reuniões diárias e no fim do sprint, não esqueça de fazer a retrospectiva e a revisão. O scrum é um daqueles métodos que parece tão simples na teoria, mas difícil de colocar em prática. Talvez você precise adotar o scrum para começar a usar o scrum.