É comum as pessoas me perguntarem qual a característica ou qualidade que eu mais aprecio em alguém. É uma pergunta difícil porque normalmente a gente deseja que a esposa, amigo ou funcionário tenha um milhão de atributos. Mas qual o principal? Se fosse pra escolher somente um, qual seria? Eu admiro muito um, que se chama regularidade. Alguns o chamam de constância. Este é o assunto de hoje.
Sucesso
O sucesso não é um feito isolado. A propósito, não gosto muito desta palavra: sucesso. Entenda, por outro lado, como sucesso aquilo que você quer conquistar, aquilo que te deixa feliz, realizado. Um objetivo pra ser atingido, depende de hábito, depende de frequência. Uma escada é feita de degraus para que você suba um a um. Ninguém atinge o topo da escada numa única passada.
Regularidade
Eu tenho comigo que é muito mais importante você fazer algo um pouco todo dia do que fazer um monte em poucos dias. Por exemplo, aprender um novo idioma, estudar um instrumento musical ou praticar esporte. É melhor 30 minutos por dia, todo dia, do que 2 horas num único dia. Eu tenho o hábito de praticar meu inglês 15 minutos por dia, todo dia. Nos esportes, também valorizo a habitualidade.
Padrão
Os atletas que mais admiro, não importa, em qual esporte, são aqueles que são regulares. Sabe aquele jogador que parece sempre manter um padrão de jogo. Obviamente, somos seres humanos e não podemos esperar que todas as ações e reações de alguém sejam as mesmas sempre. Não é isso. Todavia, atletas com menor variação de técnica e comportamento acabam se sobressaindo.
Qualidade
Do ponto de vista administrativo, a chamada indústria 3.0, trouxe o Toyotismo e os sistemas de qualidade. Quando se fala em qualidade para uma empresa, estamos falando de não haver variação no produto. Sabe aquele restaurante que você vai e percebe sempre o mesmo bom atendimento, a mesma qualidade dos pratos? O garçom, pode até ser diferente, mas você sempre é bem servido.
Produtividade
Até o sono melhora quando temos regularidade. Uma dica muito comum de especialistas para ter um sono de qualidade é procurar dormir e acordar no mesmo horário. Alguns subestimam, mas o sono é um importante fator condicional para a produtividade. Mais uma vez, repito, exceções devem e precisam ser tratadas, todavia é necessária uma regra, um padrão de conduta.
Bom humor
E o que falar do humor? Pode haver algo mais desejável do que regularidade no humor das pessoas? Eu tenho certeza de que você conhece alguém que ora é o cara mais engraçado do mundo, ora é um rabugento, tudo tá ruim. Não estou aqui me referindo a bipolaridade, que é uma doença. Mas sim, ao comportamento cotidiano de cada um. O equilíbrio e inteligência emocional levam, portanto, a regularidade.
Criatividade
Para algumas pessoas, o que estou falando hoje, pode soar meio quadrado. Mas, como, você que fala tanto de inovação e criatividade, vem dizer que precisamos ser rígidos quanto a alguns hábitos. A ideia não é fazer diferente!? É e continua sendo. Lembre, no entanto: grandes inventores e criadores alcançaram grandes feitos sendo regulares, tendo frequência, construindo seu caminho todos os dias. Afinal, a genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração.